Gabriel Zuqueto Amaral
www.gabrielzuqueto.eti.br

Como criar servidor na Digital Ocean

Neste post abordo como criar servidor na Digital Ocean. O mais legal é que você terá sua própria VPS.

Como criar servidor na Digital Ocean

Hoje vou mostrar como criar servidor na Digital Ocean de forma simples e direta. Seja para criar um servidor de jogo, e-mail, proxy ou até mesmo um LAMP para hospedar seu site, o princípio da criação de servidor na Digital Ocean é o mesmo.

Na Digital Ocean, um servidor é chamado de Droplet que em português significa gotícula e faz total sentido uma vez que estamos em um Oceano Digital :P

Tenha em mente que servidor, VPS (Virtual Private Server), Instância, Cloud Server e Droplet, são a mesma coisa, no contexto de ter uma máquina virtual ligada na nuvem.

Primeiro passo - Login

Para criar seu primeiro servidor é necessário ter uma conta ativa na Digital Ocean. Caso ainda não tenha conta na Digital Ocean, utilize este link para se registrar e ganhar $10 em créditos: https://m.do.co/c/9fe94b270974. Após o cadastro, efetue login.

Assimq ue estiver logado, verá no canto superior direito um botão verde escrito Create, clique nele e um menu irá aparece, neste menu clique em Droplets para iniciar o guia de criação de um novo servidor.

Como criar servidor na Digital Ocean - Create Droplet

Segundo passo - Escolha a distribuição linux do seu servidor

Agora você deve selecionar a distribuição linux que deseja instalar no seu servidor. Por padrão vem selecionado o Ubuntu, porém, o CentOS é uma cópia identica do Red Hat Enterprise, logo, seus servidores estaram utilizando uma distro Linux bem estável e segura.

Após selecionada a distribuição que você deseja utilizar, basta clicar na mesma e confirir que a sua caixa de seleção esteja azul, é isso que indica a correta seleção da distribuição.

Como criar servidor na Digital Ocean - Choose an image

Você deve ter percebido a aba One-click apps nesta modalidade, a Digital Ocean já te entrega o servidor com a aplicação que você selecionou. Em um outro post entro mais a fundo nesta opção.

Terceiro passo - Escolha o tamanho do seu servidor

Neste passo, você vai decidir qual seráo tamanho do seu servidor em questão de memória RAM, CPU, Disco e banda. A Digital Ocean cobra por hora de uso, dessa forma você pode economizar bastante quando não estiver utilizando seu servidor, pois basta desligá-lo que a será encerrada a cobrança.

Dependendo da finalizade do seu servidor, o menor Droplet já é o suficiente. Isso é legal, pois se vc se cadastrou pelo meu link, recebeu $10 em créditos que equivale a 2 meses de uso constante do seu servidor na Digital Ocean.

Para este post, selecionarei a menor instância da Digital Ocean.

Como criar servidor na Digital Ocean - Choose a size

Mais abaixo você terá a opção de adicionar um disco a mais em seu servidor, porém, você pagará mais por isso. ara o servidor que estamos criando neste post, não vamos por nenhum disco a mais, porém seguem imagens de como funciona.

Como criar servidor na Digital Ocean - Add block storage

Como criar servidor na Digital Ocean - Add block storage

Caso tenha adicionado um block storage e queira remover, basta clicar no botão Remove Volume.

Como criar servidor na Digital Ocean - Add block storage

Quarto passo - Escolha a região do datacenter do seu servidor

Neste momento devemos escolher em qual datacenter o servidor irá ser criado. A Digital Ocean ainda não possui um datacenter aqui no Brasil, porém, das opções, a que mais fica próxima aqui é San Francisco, logo esta é a melhor opção caso você queira disponibilizar algum serviço para o público brasileiro.

A região, sempre deixo a cargo da Digital Ocean. Quase sempre vem com a região 2 selecionada, porém você pode escolher outra se quiser.

Como criar servidor na Digital Ocean - Choose a datacenter region

Quinto passo - Escolha as opção adicionais do seu servidor

A Digital Ocean permite que você escolha algumas opções a mais para aplicar no seu servidor. Você pode escolher criar uma VPN (Virtual Private Network), habilitar IPv6, criar Backup (custará 20% no valor do Droplet), adicionar um monitoramento mais detalhado incluindo o envio de alertas por e-mail e até mesmo rodar um script na criação do seu servidor, selecionando a opção User data.

Como criar servidor na Digital Ocean - Select additional options

Para o servidor deste post, não iremos selecionar nenhuma das opções.

Sexto passo - Adicionar chave SSH

Ao adicionar sua chave pública ao servidor, você aumenta a segurança, uma vez que apenas quem contiver sua chave privada irá conseguir acessar seu servidor com o usuário root. Neste outro post, abordo a questão de segurança básica em servidores.

Para adicionar a sua chave pública, clique no botão New SSH Key, em seguida irá aparecer um formúlario contendo dois campos: SSH Key content e Name.

Como criar servidor na Digital Ocean - Add your SSH Keys

Em SSH Key content você cola a sua chave pública e em Name você dá um apelido a ela.

Como criar servidor na Digital Ocean - Add your SSH Keys

Com o formulário todo preenchido, o botão Add SSH Key ficará habilitado. Basta clicar nele e pronto, sua chave foi adicionada.

Como criar servidor na Digital Ocean - Add your SSH Keys

Após o formulário fechar, você verá que a chave que adicionou está marcada.

Como criar servidor na Digital Ocean - Add your SSH Keys

O legal é que fica salva na sua conta, logo, se precisar criar outro servidor depois, basta selecionar esta chave e já ficará configurado com ela.

Outra coisa, ao selecionar uma chave SSH, não será criada uma senha para o usuário root, logo, você não precisa aguardar o recebimento do e-mails da Digital Ocean, para acessar seu novo servidor.

Sétimo passo - Finalizar a criação

Neste passo, temos a opção de selecionar a quantidade de servidores (Droplets) que queremos criar com as configurações que fizemos. Além disso, temos a opção de dar nomes aos Droplets, caso selecione mais de um Droplet, você poderá alterar o nome dos demais também. Temos também aopção de por Tags para ajudar a indentificar melhor nossos servidores. Após configurar essas três coisas, clique no botão verde escrito Create.

Vou deixar apenas um servidor, com o nome padrão e sem tags.

Como criar servidor na Digital Ocean - Finalize and create

Após você será redirecionado para a listagem de servidores (Droplets).

Note que ao lado do nome do seu servidor, tem uma barrinha azul.

Como criar servidor na Digital Ocean - Droplet list

Aguarde a barrinha chegar até o final e você estará pronto para acessar seu servidor.

Como criar servidor na Digital Ocean - Droplet list

Oitavo e último passo - Acessar seu servidor

Agora basta copiar o IP do seu servidor, abrir o temrinal e executar o seguinte comando:

ssh [email protected]_DO_SEU_SERVIDOR

No caso deste post, o servidor tem o seguinte IP: 165.227.13.153, logo fica assim:

Estamos conectados!

Como criar servidor na Digital Ocean - Droplet Access

Chegamos ao final deste post! Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, deixe nos comentários por favor. Muito obrigado pela sua atenção. Até a próxima! :)

https://gabrielzuqueto.eti.br/como-criar-servidor-na-digital-ocean 2017-06-23 10:00:00 -0300 gabrielzuqueto

Deixe seu comentário

Não perca mais nenhum post!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente em seu e-mail.

Escolhidos para você

Como usar GitHub?
Como usar GitHub?

Segurança de servidores na nuvem da Digital Ocean
Segurança de servidores na nuvem da Digital Ocean

Como criar servidor para envio de e-mail em massa
Como criar servidor para envio de e-mail em massa